quinta-feira, 5 de março de 2009

recarga, golo!


A vida tem destas coisas: quando era minha intenção começar um blog, algo que já vinha planeando com algum tempo, eis que um tipo que ninguém conhece de lado algum, de nome Luís Castro, me rouba a ideia e, pior que tudo, a imagem. É inadmissível, caros amigos e alunos. Em tempo, um grande amigo meu me avisou: Luís toma cuidado com os blogues, pá! Isso é uma falsa ideia. Nunca liguei. Pois tive a péssima experiência de sentir isso na pele.
Já um escritor meu amigo me disse: Luís, na internet ninguém está seguro. Estou-me borrifando para o que tu dizes pá. Estás aí armado em escritor. Respondi-lhe eu e fomos ver o Porto-Sporting nas Antas.
Maldita a hora. Utiliza-se o palavrão por tudo e por nada. Acho fundamental que, em determinados contextos, se faça uso do palavrão para ficarmos bem com a nossa consciência e não ficarmos com aquela sensação de que devíamos ter dito algo mais, mas não conseguimos. Mas no futebol é demais. Não há respeito pelo adversário, pela amigo e pela mulher e agora que foi Dia Internacional dela, mulher, é óbvio.
Embora deteste afirmações do tipo “no meu tempo é que era”, a verdade é que assisto, desde a minha idade adulta a um agravamento desta situação que, sinceramente, me incomoda cada vez mais, dado que não há espaço público onde não se assista a espectáculos de calão. Até nas casas de banho públicas que o Macedo Vieira instalou no túnel se ouve o palavrão, só não sei de onde ele vem, mas também não interessa. Diz-se e pronto.
Estou farto de branco, meus amigos. E resolvi optar pelo verde, verde de Sporting, verde de árvores e verde de passarinhos, porque eles também são verdes.
Oh Tiago liga aí a chatbox e diz-me quais são os pássaros verdes.
Oh pai, tu não tens chatbox.
Então compra-me uma filho.
.^.^.^.
Estou velho. Sou professor do ensino secundário desde Novembro de 1981, altura em que esta profissão ainda não era sinónimo de desemprego. E agora tenho que aturar este Diamantino que vem para aqui armar-se em professor reformado. Temos que dizer basta!
Tendo noção de que, apesar do anonimato, não posso escrever sobre situações concretas sem possuir meios de prova, tentarei, neste espaço, reflectir de um modo mais abstracto sobre casos/tipo que tanto poderão corresponder a factos ocorridos na minha querida cidade da Póvoa de Varzim como em qualquer outro espaço.
Mas já me avisaram: cuidado com o Macedo Vieira. Põe-lhe a foto dele sem bigodes ou pelo menos bigode preto, porque senão tens o Quilores à porta.
Mas tudo bem.
Muitos dos medíocres que imperam na nossa sociedade e que fazem o culto da personalidade polarizam, em seu torno, essas homenagens criando condições para que os seus eternos vassalos se encarreguem de organizar a merecida festa de reconhecimento e veneração que, vista com distanciamento, pode ser confundida, por exemplo, com um simples jantar partidário ou com uma das acções das festas típicas das localidades.
Olá! Onde é que eu fui buscar esta frase?

16 comentários:

Anónimo disse...

Fazem falta vozes que se ouçam, vozes que devem ser ouvidas. A OPINIÃO livre, na Póvoa, fica enriquecida.
Cumprimentos.
Manuel Figueiredo

Anónimo disse...

De acordo com Manuel Figueiredo, sinto enquanto cidadão Poveiro, a falta de uma voz desinteressada empenhada nas causas em questão como princípio básico como a do Luís Castro.
Nos planos da educação, da saúde, da sociedade, do desporto, da cidadania etc., parece haver sempre valores que se sobrepõem aos das causas em questão, por vezes por permutas miseráveis, e outras vezes não.

Coragem Luís!! A tarefa não vai ser fácil…

Anónimo disse...

Parabéns Luis,
Pelo aniversário e por este espaço de descarga dos teus desabafos.
Um abraço.
Carlos Tavares

Anónimo disse...

Antes de mais, os meus sinceros Parabéns pelo seu aniversário, e pela forma simples como se apresenta. Gostei do que li, e espero continuar a poder ler. Não importa se concordo ou discordo. Se é da discussão que nasce a luz, discutirei, quando for o caso, e agradecerei a luz que me possa iluminar.
resta dizer que acabo de tomar conhecimento do seu Blog através do perseguido blog povoaonline.
Que o seu seja mais feliz, são os meus votos.


josé andrade

Anónimo disse...

Fiquei a conhecer este blogue via povoadevarzimonline essa verdadeira lenda indestuctivel e sagaz do blogosapaço poveiro e nacional. Penso que como eu muitos outros.
Envio-lhe os meus sinceros parabens pelo modo e tematica com que escreve os seus artigos. Nada que me tenha surpreendido muito na realidade pois fui seu aluno uns anos (geografia) na Rocha ha alguns aninhos...largos...lol

Aqui fica um abraço de um antigo aluno Luis Almeida agora a viver em Evora e seguidor atento deste blogue!

luís gonzaga castro disse...

Abraço para ti Luis e para mim também que sou Luis.

Anónimo disse...

Olha quem foi mordido também!!!
Atrasadinhos, mas cá ficam os meus parabéns!!!

Anónimo disse...

Parabéns... não só pelo teu aniversário mas também pelo Blog...um forte abraço

Nuno castro

Anónimo disse...

força Professor... e Parabens!
cumprimentos
xm

luís gonzaga castro disse...

Força para ti também professor.

Anónimo disse...

Anónimo disse...
Muito bem Luís, é assim mesmo. Eu estou na Póvoa por empréstimo e sendo assim não vivo a cidade como um natural de cá. Mas acho que há muitas coisas que estão mal nesta terra (embora concorde com outras obviamente). A tua voz far-se-á ouvir certamente, dado que não falas à toa e sem conhecimento de causa.
Deixa-me apenas referir que são muito poucas as pessoas que conheço que são capazes de criar em seu redor uma tão unanimidade de simpatia e admiração como tu. Já nos conhecemos há uns aninhos e nunca ouvi ninguém criticar-te ou falar de ti de forma menos própria. Aprendi a admirar-te e a respeitar-te como pessoa e como Professor, e como eu são muitos os que nutrem por ti o mesmo respeito e admiração. É que às vezes com as rotinas diárias esquecemo-nos de parar para pensar ou de tirar 1 minuto para dizer a certas e determinadas pessoas que gostamos delas e só nos preocupamos em criticar e dizer mal. Bem haja a tua personalidade e a tua forma de estar na vida.
(não sei porquê mas não consegui validar aqui a minha conta do google ... problemas do blogger passageiros certamente).

Abraço,
Telmo

luís gonzaga castro disse...

Sim Telmo. Desculpa lá mas não sei quem és.

Anónimo disse...

Não merecem nem um comentário...

Anónimo disse...

É importante que tenham todos noção de que este blog não é da autoria do Professor Luís Gonzaga Castro.

Tal como podem constatar através do seu VERDADEIRO BLOG, ESSE SIM DA SUA AUTORIA, www.lc-descarga.blogspot.com, existe já um esclarecimento à cerca da criação deste blog.

Com efeito, são facilmente identificaveis as diferenças: o verdadeiro blog é o 'descarga' e não o 'regarga'; o nome de utilizador verdadeiro é 'Luís Gonzaga Castro' (iniciais maiusculas) e não 'luis gonzaga castro' (iniciais minusculas; por último, e como é óbvio, o professor Luís Gonzaga Castro apresenta uma foto em formato PNG, e não uma foto PPEG, e não uma foto Mapa de Bits modificada no paint.

Cumprimentos

Anónimo disse...

É importante que tenham todos noção de que este blog não é da autoria do Professor Luís Gonzaga Castro.

Tal como podem constatar através do seu VERDADEIRO BLOG, ESSE SIM DA SUA AUTORIA, www.lc-descarga.blogspot.com, existe já um esclarecimento à cerca da criação deste blog.

Com efeito, são facilmente identificaveis as diferenças: o verdadeiro blog é o 'descarga' e não o 'regarga'; o nome de utilizador verdadeiro é 'Luís Gonzaga Castro' (iniciais maiusculas) e não 'luis gonzaga castro' (iniciais minusculas; por último, e como é óbvio, o professor Luís Gonzaga Castro apresenta uma foto em formato PNG, e não uma foto PPEG, e não uma foto Mapa de Bits modificada no paint.

Cumprimentos

Arba:a disse...

Há gente tão triste...